domingo, 14 de junho de 2009

A proposta para as tirinhas acima é que elas sejam utilizadas em aulas no ensino de Ciências ou Biologia. Depois de discussões sobre as relações ecológicas entre os animais, a história poderia ser inserida para que os alunos a lessem e identificassem qual a relação ecológica entre Garfield (o gato) e o rato, e qual seria a posição de Garfield na cadeia alimentar (como felino e predador), assim como a do rato (presa).

Além desse tema, um assunto paralelo poderia ser trabalhado. O professor questionaria os alunos sobre quais os hábitos alimentares de seus animais domésticos (gatos e/ou cachorros), discutindo sobre como a domesticação de animais os tornou dependentes de seres humanos e como seria difícil reintroduzi-los em seu habitat natural. A mesma coisa ocorre com animais selvagens que são contrabandeados e vendidos ilegalmente.

Na sequência, algumas perguntas poderiam ser levantadas: O que aconteceria com Garfield se ele fosse reintroduzido a seu habitat natural? Ele conseguiria alimento? O que a interferência humana muda no modo de vida dos animais?

Grupo: André Fregonesi, Gustavo Sandrini, Nayara Andrade, Rodolfo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário