quarta-feira, 24 de junho de 2009

História em quadrinhos Bichinhos de Jardim - Esquistossomose


A história em quadrinhos dos Bichinhos de Jardim poderia ser utilizada como recurso em uma aula de Ciências ou Biologia em que o assunto abordado fosse sobre doenças parasitárias – esquistossomose.
Inicialmente, entregaríamos a tirinha para os alunos lerem e interpretarem. A partir disso, questionaríamos o motivo do caramujo ter aparecido no livro.
Com as respostas, discutiríamos a esquistossomose através de ciclos de vida, identificando os hospedeiros intermediário (caramujo) e definitivo, o vetor da doença, transmissão, sintomas, profilaxia, etc.
Para finalizar, haveria uma explicação geral sobre algumas doenças parasitárias, com o objetivo de mostrar aos alunos que existem outras doenças com diferentes hospedeiros definitivos e intermediários.
A HQ também poderia ser usada em uma aula sobre animais invertebrados, em que, ao falar sobre os moluscos e sua importância para o homem, inseríssemos a tira para ilustrar que o caramujo é o hospedeiro intermediário da doença esquistossomose, a qual afeta o homem, e fazer uma breve abordagem sobre a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário